top of page
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Sobre a Fábrica

Em agosto de 1923, o industrial Alfredo Hering e quatro operários deram início às atividades da fábrica de gaitas Alfredo Hering S.A. Na década de 1940, a empresa começou a exportar seus produtos, incluindo uma harmônica chamada "The Verity", encomendada pelo exército americano. Na década de 1960, a Hohner adquiriu a fábrica de harmônicas Hering, mantendo-a no Brasil até o final da década de 1970, período durante o qual o mercado da Hering se expandiu, principalmente com exportações para os Estados Unidos.

Após a saída da Hohner do Brasil, vários grupos assumiram o controle acionário da empresa até que, em 1996, novos investidores assumiram a produção das Harmônicas Hering, adquirindo o maquinário e o ferramental, além de manter os principais colaboradores com vasta experiência na produção desses instrumentos musicais.

Em 2017, a fábrica foi adquirida pela SHG Indústria e Comércio de Instrumentos Musicais LTDA, cujo proprietário, o Sr. Horst Schreiber, foi responsável pela ferramentaria das gaitas Hering por pelo menos vinte e sete anos. Com 45 anos de experiência na fabricação desses instrumentos, Schreiber conta com a maioria dos antigos funcionários e uma equipe de músicos qualificados para produzir peças de altíssima qualidade.

V045.png

CROMÁTICAS

V076.png

DIATÔNICAS

KITS.png

KITS

TREMULO.png

TREMOLO

OITAVADA.png

OITAVADAS

INFANTIL.png

INFANTIL

INFANTIL

Gaitas Cromáticas

A SHG HERING produz diversos modelos de harmônicas cromáticas: 9 de 48 vozes (três oitavas), 7 de 64 vozes (quatro oitavas), 2 de 56 vozes (três oitavas e meia) e 2 de 40 vozes (duas oitavas e meia). Os corpos das harmônicas são feitos de diferentes materiais, cada um com características específicas de timbre e sonoridade: styrolux para um som mais brilhante, ABS para um som mais suave e madeira para um som inconfundível.

A Velvet Voice é a única cromática do mundo com tampa ondulada, proporcionando um som aveludado. A Cromática 48 vozes See See Rider tem a afinação “Old School” com uma nota LÁ no quarto orifício soprado, permitindo outras articulações para melodias e a execução do acorde C6 (Dó com sexta), sendo a única cromática de linha com essa proposta.

    Gaitas Diatônicas

    A SHG HERING fabrica harmônicas diatônicas afinadas em todas as tonalidades maiores e, sob encomenda, em modos menor natural e menor harmônico. Os corpos são de ABS, que oferece sonoridade vibrante, ou madeira, que proporciona som suave. A madeira utilizada é de alta densidade, certificada pelo FSC e selecionada com o IPT, absorvendo menos umidade e permitindo fixação com parafusos, facilitando a manutenção e aumentando a durabilidade.

      Kits Diatônicas

      Gaitas Trêmulo

      As gaitas tremolo produzem duas notas simultâneas com uma pequena diferença de afinação, criando um efeito de tremolo. Elas são ideais para músicas regionais, folclóricas e populares devido ao seu som suave. Sem válvulas, permitem “Bend Notes” embora se o instrumentista isolar uma nota da outra, o que não recomendamos para este modelo. As notas musicais são divididas em escala pentatônica maior e escala maior. Por seu efeito tremolo natural, associamos sua sonoridade a alguns tipos de órgão que possuem a mesma característica.

      TREMULO DESM.png

      Gaitas Oitavadas

      As notas musicais das harmônicas oitavadas são produzidas pela vibração simultânea de duas palhetas afinadas em “intervalo de oitava”, ou seja, uma palheta grave e uma palheta aguda com afinação justa.

      Essas harmônicas são utilizadas principalmente na música popular e folk, produzindo um som potente e cheio, sem tremolo. Os modelos duplos combinam duas harmônicas em um único instrumento, com duas afinações em tonalidades diferentes, separadas por um intervalo de quinta.

      OITAVADAS.png
        bottom of page